segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Quero-me chamar M!

Se a rapariga conseguiu vencer os juizes para se poder chamar de C, então eu quero chamar-me M!

Uma jovem chinesa venceu uma batalha judicial para manter o nome que tinha há 22 anos. O pai quis chamar-lhe C por ser a inicial da palavra China, mas há três anos, as autoridades pediram-lhe para mudar de nome.
A jovem Chinesa, natural da província de Jiangxi, venceu assim uma disputa com o registo civil que durava já há três anos, desde o dia em que foi renovar a bilhete de identidade e teve mais dificuldades que imaginava.
Em 2005, Zhao C teve que renovar o documento, como todos os chineses, já que naquele ano entrava em vigor um novo tipo de documento, e descobriu que as autoridades não queriam fazer uma nova para ela a menos que mudasse o nome que tinha desde seu nascimento.

«Chama-se C porque soa a ocidente»

O motivo alegado pelo registo civil para exigir a mudança de nome é pelo facto de os chineses não poderem ter nomes compostos por letras do alfabeto latino ou sinais de pontuação.

«As pessoas chamam-me Zhao C desde que era menina, não sei quem sou se mudarem meu nome», reclamou a jovem.

O nome da letra em mandarim soa semelhante a «xi», que em chinês significa «Ocidente». Segundo o pai, isto mostrava seu desejo de que sua filha pudesse um dia estudar na Europa ou na América.

Não é o primeiro caso de nome curioso que chega à imprensa chinesa. Há alguns anos foi descoberto, por exemplo, que um pai tinha decidido baptizar o filho recém-nascido com o nome de «@», em homenagem à sua paixão pela internet .

PS: vou chamar ao meu filho ou filha de * . É fofinho.

Sem comentários: