quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Para que lado fica o Norte?

Na sequência de mais uma magnifíca aula de GD (Geometria Descritiva), que para quem não sabe é uma disciplina multifacetada que engloba (referência ao tão querido jornal "Global") tão vastas matérias interessantes como a que foi debatida quarta-feira à tarde: "Pah, para onde é que fica Santiago (de Compostela)?"

Após vários cálculos matemáticos, físicos e até, imagine-se, geométricos, chegou-se a uma "alegre" discussão sobre para onde ficaria norte sendo que as opiniões variavam cerca de 30 graus (previamente medidos rigorosamente com o esquadro).
Depois do uso da mais moderna (??) tecnologia disponível na sala, ficou suposto que seria exactamente 15 graus pa direita do que um tinha dito e 15 graus pa esquerda do que o outro (por sinal eu) tinha dito.
Sem conclusões resta-nos seguir um truque antigo descrito num excerto de banda desenhada:(cliquem na imagem para uma melhor visualização)

PS: Nem com a presença de um escuteiro na aula foi possível descortinar o enigma. Mas não vamos desistir! Vamos encarar a nossa missão com toda a seriedade possível. Havemos de ver um pinguim, nem que seja vindo do Oceanário.

F.B.

8 comentários:

Pedro D. disse...

Eu não estava envolvido na discussão, pois estava a efectuar um execício, por sinal bem complicado, no quadro. Pois bem por isso é que eu não disse para que lado é o Norte, aliás e teve de ser através dos meus utensílios que se descobriu o Norte.

Anónimo disse...

Através dos teus utensilios?
O teu movel só veio baralhar ainda mais a discussão. É como o dono, só aldraba!

Anónimo disse...

mais uma vez surpreenderam-m... assério... quando eu penso q voces n podem piorar voces conseguem... mas quem é q quer saber a meio d uma aula d gd p ond é q é o norte!!!! deviam ter vergonha d voves... tentem ser normais como eu (cof cof)
xau pessoas!!!

pinilla16 disse...

Pois
Nós conseguimos sempre surpreender!

Pedro D. disse...

Ena pá alguém que gosta do nosso blog. XD loooooooooool

Anónimo disse...

memo a serio
tou bue contente xD
so por isso amanha ponho um post do pinhal...

Anónimo disse...

e dakar? pa onde e k e?
.......................
.......................
É p'ali------------------>

Anónimo disse...

incrivel incrivel e inda hoje haver pessoas k n sabem pa onde e k o norte xD